5.8.15

As 5 mais marcantes músicas-temas de filmes

Muitas pessoas podem se perguntar qual é a diferença entre uma trilha sonora e uma música tema e a resposta é mais simples do que parece. A trilha sonora mantém o tom do filme, seja em momentos de tristeza ou de alegria, enquanto a música tema se foca em uma cena específica que evoca emoções específicas em seus espectadores.
Ainda em dúvida?
Conheça cinco músicas-temas que vão extinguir qualquer indecisão sua.


1. Simple Minds - Don't You Forget About Me (Filme: O Clube dos Cinco, 1985

Antes de A Escolha Perfeita reintroduzir essa canção na vida dos adolescentes era no Clube dos Cinco que a magia acontecia. Além da relação emocionante com o David Bowie, a banda deve ao filme dos anos 1980 a sua grande chance no mundo da música internacional.



A letra da música foi escrita especificamente para o filme e após outros cantores recusarem a oportunidade de cantá-la, a Simple Minds, uma banda britânica underground na épocaresolveu que não poderiam desperdiçar tamanha chance.

A canção também é comumente relacionada à cena em que o personagem Judd Nelson ergue seus punhos para o céu por ter conquistado a patricinha mais legal de todos os tempos, papel da diva Molly Ringwald.

John Hughes, diretor e roteirista deste e outros filmes adolescentes dos anos 1980, comentou em uma entrevista que essa música é essencial para definir o tom do filme: "A letra simplesmente funciona com o filme. Ela diz: "Não se esqueça de mim. Você não precisa me amar, somente não me esqueça. Não me deixa fora no frio. Eu apenas não quero ser obscuro."

2. Blondie - Call Me ( Filme: Gigolô Americano, 1980) 


Que a Debbie Harry é a rainha do punk new wave não deveria ser surpresa para você, mas se ainda não sabe ela arrasa nas telonas também. Estrelando em filmes como o original Hairspray e Videodrome, Debbie e sua banda tiveram a chance de fazer a música-tema do filme que catapultou Richard Gere para seu status como símbolo sexual, o Gigolô Americano. 

O produtor da trilha sonora, Giorgio Moroder, tinha como primeira opção a cantora Stevie Nicks, do Fleetwood Mac, para cantar a música. Ela recusou, mas Blondie logo agarrou a oportunidade. Giorgio criou o ritmo a canção, mas quem escreveu a letra foi a Debbie Harry fazendo com que ela se tornasse a primeira mulher a escrever três números #1 nas paradas de sucessos do Reino Unido. 
Ainda sobre o filme, Harry afirma: "Gigolô Americano tem um ótimo visual. Eu estava realmente fascinada pelos tons mudos e cores marcantes do filme, então o primeiro verso foi sobre isso, cores: 'Colour me your colour, baby, colour me your car." 
O resto ficou na história. 
3. Barão Vermelho - Bete Balanço (Filme: Bete Balanço, 1984

Antes de Cazuza em carreira solo, com sucessos que acompanharam toda uma geração de brasileiros, ele fazia parte de uma das bandas mais bem sucedidas e influentes da década de 1980, o Barão Vermelho. 
Agenor, como era conhecido, escreveu a letra da música com Roberto Frejat, um de seus companheiros de banda na época. 

O filme, estrelado pela atriz Deborah Bloch, conta a história de Bete, uma garota que sonha em ser cantora e acompanha suas desilusões na vida e na profissão. O filme também é um verdadeiro documento do rock brasileiro com a participação de grandes músicos, como os Titãs, Manhas e a Banda Bryllo. 
Ah, e quando for assistir o filme, fique esperto: Cazuza tem um personagem próprio nele.  
Vai dizer que não ficou com vontade de dar uma espiada nele? Veja o filme na íntegra por aqui
4. Elvis Presley - Jailhouse Rock (Filme: Prisoneiro do Rock, 1957

Elvis é um ícone da música mundial. Passado mais de trinta anos desde sua morte, ele continua a fascinar novos e antigos fãs. Mas, em 1957, a fama de Elvis era tão grande que filmes foram feitos para ele. Os fãs, ávidos por mais Presley, agradeciam e muito. 


Considerado um dos melhores filmes estrelados por Elvis, O Prisioneiro do Rock conta a história de Vince, que depois de ser libertado da prisão, se torna o cantor mais popular de todos os tempos. Diferente dos personagens que Elvis viria a interpretar mais tarde nas comédias românticas, Vince é um personagem mal humorado, sarcástico e deliciosamente mal encarado.  
A canção, escrita por Jerry Leiber e Mike Stoller e se tornou um hit tão poderoso que quando foi relançada em 2005, para a comemoração do que seria o 70º aniversário do cantor, voltou direto para o número #1 nas rádios americanas. 
Isso só nos prova que o ditado sobre Elvis é verdadeiro: "ele não morreu". E esta cena, em que ele dança na prisão, se torna ainda mais icônica com o passar do tempo. 



5. Roy Orbison - In Dreams (Filme: Veludo Azul, 1986

Se você procura um rei das baladas românticas de rock n' roll, esse alguém é, com certeza Roy Orbison. Parte da cobiçada Classe de 1955 que conta com Johnny Cash, Jerry Lewis e Carl Perkins, o maior sucesso do cantor é Pretty Woman, imortalizado pelo filme de Julia Roberts e Richard Gere. 



Mas a música In Dreams é um de seus mais lindos sucessos. Gravada em 1963, Roy conta que sonhou com a música e a escreveu assim que acordou. Uma relação poética maravilhosa que não acontece no filme do diretor David Lynch. 
Embora seja a música Blue Velvet da banda The Clovers, a inspiração para o filme, a colocação de In Dreams na película foi responsável pela volta da carreira musical de Roy pouco antes de sua morte. 





Quais são suas músicas-tema favoritas? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário