6.6.15

Conheças as musas por trás de músicas marcantes.

No mundo da música, o que não falta é um bom drama. A frase "viva rápido, morra jovem" muitas vezes é levada ao pé da letra, com na famosa lenda do Clube dos 27, mas em outras ela somente significa conseguir o máximo da vida, antes que ela consiga o melhor de você.
Romances, brigas, abusos (infelizmente!) e muitas "tretas" circulam entre os egos dessas estrelas da música, mas acima de tudo isso existe o amor!
O amor que os impulsiona a escrever canções que transcendem o tempo e muitas vezes até a própria paixão que sentiam.

Vamos conhecê-las?

1. Erin Everly - November Rain (Guns N' Roses)


Colocar Sweet Child O' Mine, a ode definitiva para a filha de Don Everly do The Everly Brothers nesta matéria seria uma opção fácil demais. Erin Everly conheceu Axl Rose em 1986, antes do sucesso do primeiro álbum deles Appetite for Destruction. 'SCOM', inicialmente um poema sobre Everly, era uma canção que louvava o amor deles, que ficaram juntos por quase 5 anos com vários altos e baixos.

Com November Rain, do álbum Use Your Illusions I, já é outra história. Axl começou a escrever a canção quando tinha 15 anos de idade e inúmeras demos foram gravadas, mas nenhuma delas foram usadas por serem consideradas muito cruas. Axl somente conseguiu terminar a canção em 1990, quando havia acabado de se casar com Erin e resolvido criar uma família de verdade com ela.
Em uma entrevista por rádio com Howard Stern, ele mesmo afirmou que uma parte importante da canção havia sido baseada no seu relacionamento com sua esposa e que por causa de Erin, a canção que ele simplesmente precisava que saísse perfeita, deu finalmente certo. 


A parte especialmente escrita para Erin Everly? É esta daqui:

And when your fears subside and shadows still remain 
(E quando os seus medos se forem e as sombras ainda permanecerem)
I know that you can love me when there is no one else to blame.
(Eu sei que você pode me amar quando não há ninguém mais para culpar)
So never mind the darkness we still can find a way. 
(Então não se incomode com a escuridão, nós ainda podemos encontrar um jeito)
Nothing lasts forever, even cold November Rain.
Nada dura para sempre, nem mesmo a fria chuva de novembro)


Embora já separado de Erin na época da gravação do videoclipe de November Rain, a modelo (e namorada de Axl na época) Stephanie Seymour ocupou seu lugar e fez parte de umas das trilogias mais famosas do mundo da música. O relacionamento deles também ficou marcado por acusações de abuso, mas nas composições e vídeos Axl nunca deixou de homenagear as mulheres de sua vida. 

Considerada "a maior inspiração" de Axl Rose, Erin prova que é muito além da "doce criança" do Guns N' Roses. 

2. Rosanna Arquette - In Your Eyes (Peter Gabriel) 


Se você já assistiu Digam o Que Quiserem (1989) com John Cusack e Ione Syke, então essa música é familiar para você. Se não, a cena em que John Cusack segura a caixa de som acima de sua cabeça, pode refrescar sua memória. É nessa parte icônica de um dos filmes adolescentes mais influentes dos anos 80, que In Your Eyes, do álbum So, é tocada e derrete o coração de todos os apaixonados! 

Rosanna Arquette e Peter Gabriel começaram a namorar em 1986, depois do segundo divórcio dela. A música, na época do lançamento, fez um sucesso moderado e deve todo o seu reconhecimento cult pelo filme de Cameron Crowe. A atriz, da famosa família de atores Arquette, também teve a música Rosanna da banda Toto inspirada nela. (no vídeo está a atriz/dançarina Cynthia Rhodes). 




"Em seus olhos eu sou completo", com uma frase dessas não é díficil entender porque essa canção é um hit para todos os casais do mundo inteiro. Separado também quando começou a namorar com Rosanna, ele revelou que " depois do meu casamento, o meu relacionamento com Arquette também começou a dar errado e isso me desbalanceou totalmente". (via)

A canção é tão pessoal para ele que Peter raramente permite que ela seja veiculada em filmes e ninguém além de Rosanna conseguiu convencê-lo a deixar a música ser tocada em Digam o Que Quiserem. Um hino para apaixonados que sabem como um amor pode dar tanto errado quanto certo, In Your Eyes é uma das obras primas de Gabriel e ele sabe disso!

3.Ali Hewson - All I Want is You (U2) 


O romance entre Ali Hewson e Bono é um dos mais duradouros do rock. Casados por mais de 30 anos, Ali conheceu Paul Hewson quando tinha 15 anos de idade no colégio, mas não deu muita bola para ele, embora o admirasse de longe. Quando a mãe de Bono morreu é que Ali finalmente se tornou mais próxima dele e viu, de perto, a formação de uma das bandas mais influentes do cenário musical: o U2.

Ali tem inúmeras músicas dedicadas a ela, desde The Sweetest Thing até In a Little While, mas uma das canções mais marcantes têm de ser All I Want is You. Uma promessa de amor verdadeiro, Bono diz que como sua esposa é uma pessoa bastante privada, ele toma bastante cuidado para não expô-la demais. No entanto, nesta música, Bono afirma que: "é uma canção sobre comprometimento, de verdade. Eu não acho que ser casado com alguém é fácil. (...). Eu acho que é uma loucura, mas uma linda loucura." 



Escrita para o álbum Rattle and Hum de 1988, a canção já apareceu como tema no filme Caindo na Real (1993) com Winona Ryder e Ethan Hawke e também no trailer do filme Espíritos Selvagens de 2000. Os versos da música são como se Bono estivesse dizendo as palavras para Ali e a guitarra ao final simula a reação dela.

Esse contraste entre a calmaria e a loucura em relacionamentos, para Bono e Ali, no entanto, sempre termina em "tudo que eu quero é você".

4. Marsha Hunt - Brown Sugar (Rolling Stones)


Ser namorada ou a groupie da vez de Mick Jagger nos anos 1960/1970 não era algo difícil de conseguir, desde que você fosse uma mulher atraente e inteligente. Marsha Hunt, atriz na famosa peça Hair, cumpria todos os requisitos. 

Brown Sugar, escrita em 1969 e colocada no álbum Sticky Fingers de 1971 é uma dessas canções. Marsha conheceu os rapazes do Rolling Stones quando eles pediram que ela posasse para o poster da canção deles, o Honky Tonk Women. Ela recusou, mas Mick Jagger, impressionado pela beleza dela (já que Hunt era porta voz do movimento Black Is Beautiful) continuou a tentar contato com ela, até que um certo dia Jagger apareceu no apartamento dela e o caso deles, de quase um ano, começou. 


Em 1970, o relacionamento deles deu origem a primeira filha de Mick Jagger, Karis Jagger. Embora Marsha tenha batalhado nos tribunais para um aumento de pensão na época, os dois nunca consideraram morar juntos, pois não se achavam compatíveis o suficiente e até hoje, pai e filha são próximos. 

Claudia Lennear, na época cantora de coro de Tina e Ike Turner, no entanto, afirma que essa música juntamente com Lady Grinning Soul de David Bowie é sobre ela. Como a canção começou a ser escrita quando Mick estava em locação para Ned Kelly em 1969, e foi lá que ficou sabendo de Hunt, é mais provável que seja sobre Marsha Hunt, porém é possível que Lennear possa ter influenciado algo na composição.

Infelizmente, para nós, isso é ainda um mistério. 

5. Claudette Orbison - Claudette (The Everly Brothers e Roy Orbison)

 

Que ela foi a inspiração do maior sucesso de Roy Orbison, Oh, Pretty Woman, não deveria ser novidade para você. A história conta que Roy estava em casa com um amigo, o Bill Dees, quando sua esposa pediu dinheiro para fazer compras. Galanteador, Bill disse que mulher bonita não precisava de dinheiro para fazer compras. A frase ficou na cabeça de Roy e quando Claudette voltou, a música Pretty Woman já estava feita. 

Quando os dois se conheceram, em um dos shows dele, Claudette tinha apenas 16 anos e Roy 21. Os dois se casaram em 1958, quando os The Everly Brothers faziam sucesso com a canção All I Have to do is Dream. O lado B do disco era a música Claudette, que Roy escreveu para sua noiva, mas passou para os Everly porque ainda não era conhecido como cantor.

      
Infelizmente, a vida curta de Roy ficaria marcada por tragédias. Em 1964, quando Pretty Woman fazia sucesso por todo mundo, Claudette que ficava muitas vezes solitária, começou a ter um mais um caso e daquela vez com o engenheiro que reformava a casa do casal. Orbison descobriu e resolveu se separar da esposa, mas quando ele ficou doente e Claudette cuidou dele, os dois resolveram se casar novamente.

Dois anos depois, Claudette morria em um acidente em sua motocicleta quando um caminhão se chocou contra ela. Roy que estava logo atrás da esposa saiu ileso e quando se aproximou do local, ela já estava morta. Em 1968, mais uma tragédia aplacava quando dois de seus três filhos com ela morriam em um incêndio na casa dele.

Roy se casou de novo, mas após esses acontecimentos, mesmo decidido a seguir com sua vida, suas canções e sua vida ficaram marcadas pela melancolia que ele previa desde o ínicio de sua carreira.
O talentossísimo cantor morreu aos 52 anos, vítima de um ataque cardíaco, quando estava prestes a fazer sua volta no cenário musical.

Agora, quando falarem de Uma Linda Mulher não vai lembrar só da Julia Roberts e o Richard Gere, por favor!

Que outras musas vocês gostariam de conhecer? Deixe sua dica nos comentários.





Nenhum comentário:

Postar um comentário